FANDOM

Introdução

Speed​blitz é o ato de atacar seu adversário antes do mesmo ser capaz de ver ou reagir. Existe uma confusão entre o Speedblitz e o Outracing. O Outracing é diferente do Speedblitz, onde um personagem é simplesmente mais rápido que o outro. Um speedblitz (ou blitz) é mais parecido com a superação em toda a velocidade do oponente, incluindo sua percepção. 

Um exemplo um tanto parecido de um "blitz" na vida real seria uma pessoa atirando. À medida que a bala se move a um ritmo tão rápido, a vítima é incapaz de reagir ou até mesmo ver a bala vindo sobre eles, tanto por sua velocidade, tanto por a mesma ser pequena demais.

No entanto, frequentemente personagens de lutas fictícias não usarão de blitz, devido a sua personalidade, ou Trama/Personagem Induzindo Estupidez (CIS/PIS). Ou o simples fato de que uma cena de luta não seria tão divertida se fosse concluída muito antes que o público pudesse piscar, ou com apenas um movimento.

No entanto, assim como uma cena de luta poderia ser terrível e chata devido a personagens dando speedblitz, uma partida em que um personagem pode blitz o outro geralmente não permite muita discussão ou debate. E praticamente tira a maioria do seu arsenal, estratégias e habilidades, pois alguém poderia matá-los antes de ter a chance de usá-los. Em suma, isso resultaria em uma luta injusta, com o personagem vencendo o seu adversário, sem chance de reação.

Para evitar uma tal situação, algumas discussões podem estar abertas a igualar suas velocidade, na tentativa de tornar o tema mais equilibrado, discutível ou envolvente. Mas muitas vezes pode ser difícil identificar quando exatamente uma vantagem de velocidade constitui um "blitz". Então, em vez disso, essa decisão é principalmente dada caso a caso e usando o senso comum.

Alguns parâmetros humanos para o Blitz

A percepção do olho humano, ou seja, a quantidade de informação que nossos olhos conseguem transmitir ao nosso cérebro, pode variar de indivíduo para indivíduo, não existindo um real valor fixo. Normalmente, nosso cérebro consegue captar e identificar cerca de 25 a 60 imagens por segundo. Ou seja, algo em torno de pereceber algo em 0,04 a 0,013s. Porém, existem também artigos que dizem que o nosso olho pode facilmente ultrapassar 100 FPS, chegando até mesmo a 220 FPS com alguns "relatos" dele podendo chegar até 1000 FPS (porém, nada provado). Por se tratar de uma variação muito grande, o mais consensual é que usem a percepção comum de um olho humano, a menos que seja explicitamente constatado que "x" personagem seja muito acima de um humano comum e derivados.  

Ou seja, pra você literalmente sumir da visão de um humano, você precisaria ser mais rápido do que o olho pode captar imagens, pois precisamos de alguns milissegundos para que o cérebro perceba uma imagem e assim, você conseguimos percebe-la. Por exemplo, em um experimento feito pela USAF (United States Air Force), a organização testou os seus pilotos, em que eles foram capazes de perceber uma imagem que piscou em 1/220 de segundo. Ou seja, eles conseguiram ver uma imagem que piscou apenas uma vez, em um tempo de 1/220s e conseguiram consistentemente identifica-la. 

Situações onde ele pode não ser fatal

Um speedblitz pode não ser necessariamente fatal para um personagem mais lento. Algumas condições que tornam isso possível são:

  • Durabilidade. Afinal, não importa se você é muito mais rápido que o personagem, mas não pode realmente feri-lo.
  • Regeneração. Não adianta atacar o personagem, se você não puder mata-lo definitivamente.
  • Defesas Automáticas. Defesas que se ativam independente da vontade de seu usuário, como os Escudos do Doutor Estranho.
  • Intangibilidade. Obviamente inutil, se seu oponente não pode tocar em você.
  • Incorporalidade . Novamente, inutil se seu oponente não possui um corpo fisico a ser tocado.
  • Ataques Onidirecionais. Se ele for muito rápido, poderia esquivar-se um a um, mas é dificil.
  • Manipulação do Tempo /Precognição. Se você pode prever os ataques do seu oponente, a uma boa chance de você conseguir parar um speedblitz, com algumas de suas habilidade, como Parar o Tempo.
  • Adaptação Reativa/Copiar poderes. Você pode copiar ou adaptar-se a velocidade de seu oponente.
  • Manipulação da Causalidade. Você pode decidir os eventos, manipulando-os para sair vitorioso da batalha.
  • Manipulação da Probabilidade. Você pode fazer seu oponente errar todos os golpes.

Galeria