FANDOM

Nintendo Logo

Sumário

Nota: Para mais informações sobre a companhia, consulte a Nintendo Wiki.

Nintendo Company, Ltd. (任天堂株式会社Nintendo Kabushiki Kaisha) é uma desenvolvedora de video game, editora e fabricante de consoles domésticos e portáteis. Eles foram fundados em 1889 em Kyoto, Japão por Fusajiro Yamauchi como fabricante de  cartas de baralho Hanafuda. Após o sucesso de seus cartões, a Nintendo tentou saltar em várias outras empresas com pouco ou absolutamente nenhum sucesso até a sua entrada no mercado de videogames. Traduzido para português, Nintendo significa "Deixe a sorte para o céu".

Eles entraram no mercado de videogames com a permissão para distribuir a Odisséia para o público japonês. Logo eles fizeram seus próprios consoles e unidades portáteis, como o Nintendo Entertainment SystemGame BoyNintendo 64 e Game Boy Advance, entre muitos outros. Eles desenvolveram bastante o nome para si por sua infinidade de séries de jogos de vídeo, incluindo, mas certamente não se limitam a Mario, Pokémon, e The Legend of Zelda.

No momento, eles estão se preparando para o lançamento de seu próximo hardware geracional no Nintendo Switch após o desempenho dos consoles de geração atual, Nintendo 3DS e Wii U, realizando em uma fração de seus antecessores.

Séries

Mario Series Logo

Zelda Logo.svg

English Pokémon logo.svg

Kirby logo

Mother

EarthBound

Donkey Kong Title

Metroid

Fire Emblem series logo

Super Smash Bros. Logo

F-Zero Logo

StarFoxLogo.png.728811736e96c1380d7b1d1aeef10e50

Punch-Out!! series logo

Kid Icarus logo

Game and watch logo.svg

Pikmin logo

Xenoblade Chronicles EU

Poder do Verso

Poder Destrutivo

O poder do verso é extremamente variável de série para série. Seus níveis vão desde o nível vila ao nível multiversal. A figura mais poderosa do verso até o então é Anônimo - O Jogador (você), que em diversas vezes demonstrou interação direta entre os personagens, e habita uma dimensão além da compreensão de todos os outros. O Jogador participa de todos os versos como um ser acima dos outros, geralmente referenciado como aquele que controla o protagonista, e algumas vezes, sendo uma figura suprema.

Em seguida estão A Atração Suave, Paper Mario, Super Dimentio e Conde Bleck, ambos tendo poder para eliminar toda a existência, todos os mundos e todas as dimensões. Queen Jaydes, a morte no Mundo de Mario, possivelmente também se inclui nessa hierarquia, por ser capaz de dar de volta o poder a um dos Corações Puros, um artefato de poder infinito, cuja força baseada nos sentimentos é tão imensa que nada pode parar, nem o tempo, nem o espaço, nem as leis do universo, como afirmado por Rosalina em Super Mario Galaxy 2.

Em seguida, vêm Arceus, Dialga, Palkia e Giratina, seres que criaram e governam sobre todo o tempo, espaço e antimatéria, sendo Dialga o tempo, Palkia o espaço e Giratina a antimatéria, e Arceus sendo O Espírito Original que deu origem a todos eles. Arceus está acima do Trio da Criação e de todos em Pokémon. Apesar disso, os mitos de Sinnoh relatam sobre um espírito consciente que existia antes de Arceus, que existia antes mesmo do tempo. Arceus é uma manifestação física desse espírito.

Logo após, estão Dreamy Bowser, Antasma e Zeekeeper, que possuem poder sobre o Mundo dos Sonhos no Mundo de Mario, um dos mundos mais vastos das séries. No Mundo dos Sonhos, cada sonho é uma dimensão inteira, ou até mesmo uma coleção de multiplas dimensões, como mostrado em Mario & Luigi: Dream Team. Dreamy Bowser e Antasma possuem a Dream Stone e a Dark Stone, respectivamente. A Dream Stone é formada de todos os bons sonhos, enquanto a Dark Stone é formada de todos os sonhos ruins.

Abaixo desses, estão os multi-universais e figuras capazes de destruir o contínuo espaço-tempo, tais como Din, Nayru, Farore, Dark Dragon, a Tribo dos Antigos, Os Antigos de Kirby, os Pixl, Dimentio, Giygas, Ness, o Trio do Lago, Rosalina, Grand Star Bowser, Culex, Tabuu, Master Hand, Crazy Hand, Zanza, Shulk, Galacta Knight e diversos outros. O número de univresais e multi-universais presente na série é vasto, e grande demais para que todos fossem citados.

Magolor é um universal de Kirby, e é quem sustenta as camadas de todos os outros personagens por escala. Com base nele, estão nivelados Kirby, Claycia, Meta Knight, Dark Matter, Dark Nebula, Drawcia, Marx, NOVA, e a maioria dos chefes e personagens principais da série, que se incluem portanto em universal. Magolor em sua forma Soul é vastamente superior a todas as suas outras formas, o que sustena um universal sólido para ele.

Há vários destruidores cósmicos nas séries, que costumam ficar no nível de multi-sistema solar, a maioria dos quais vem da série Mario. Entre esses estão Mario, Kamek, Yoshi, Luigi e a maioria dos personagens e chefes que se escalam a eles, como Smithy. Alguns desses personagens possuem feitos universais ou até mesmo multiversais, como Mario e Luigi terem derrotado Dreamy Bowser e Luigi tendo derrotado Zeekeeper. Esses feitos são geralmente considerados fora do padrão, apesar disso, de modo que não são levados em conta em suas páginas.

Um pouco abaixo desses estão a muitos dos personagens de The Legend of Zelda como Majora e Ganondorf, que em algumas versões atingem de nível lunar a estelar, juntamente com alguns personagens de Mario como Wario e Luma. Nas camadas menores estão os de nível nuclear a tectônico, que geralmente ficam de nível vila até nível multi-continental, a maioria dos quais vêm de Kirby, The Legend of Zelda, Pokémon e Mario.

Velocidade

A velocidade é muito variável, e geralmente acompanha a capacidade destrutiva. Quanto mais forte for o personagem, mais rápido ele é. Isso não tem nenhuma relação com equivalência de massa e energia, apesar disso, é apenas uma característica padrão.

Os personagens mais rápidos do verso atualmente são A Atração Suave, Paper Mario, Super Dimentio, Lord Blumiere, Arceus, Dialga, Palkia, Giratina, devido ao estado deles como transcendentais ao espaço e tempo. Existem alguns outros personagens de velocidade imensurável e onipresentes no verso, que apesar disso, não serão citados aqui por serem demasiado numerosos.

Abaixo desses, os personagens mais rápidos são os de Kirby, e alguns de Super Mario Galaxy, que são capazes de cruzar galáxias e até mesmo dimensões em poucos segundos. Entre esses estão Marx, NOVA, Dark Matter, Lor Starcutter, Lumas e Grand Stars. A velocidade desses varia de trilhões a quadrilhões de vezes a velocidade da luz.

Alguns personagens mais rápidos que a luz podem também ser encontrados em Xenoblade Chronicles e The Legend of Zelda. Entre eles Din, Nayru, Farore, Zanza e Shulk. Alguns personagens em The Legend of Zelda e Xenoblade Chronicles possuem velocidade relativística e reentrada hipersõnica.

Poderes e Habilidades

O hax da série é variável, e diferente da velocidade, não segue um padrão por poder destrutivo. Os melhores Hax da série são possivelmente a manipulação conceitual de Arceus e as habilidades dimensionais e cartoon de Paper Mario. Existem também manipulações mais abstratas no verso, como a manipulação de cores de Claycia. Outro dos poderes efetivos é a destruição e manipulação da nulidade de Super Dimentio e Conde Bleck, que podem apagar coisas da existência e fazer com que coisas nunca tivessem existido. O Jogador também possui destruição, bem como criação. Manipulação do espaço-tempo e realidade é um poder comum nas camadas mais altas do verso, e em alguns casos é irrelevante, devido a personagens que transcendem o espaço e tempo. Dialga e A Atração Suave possuem manipulação de causa e efeito, e muitos personagens como Galacta Knight e Super Dimentio possuem acausalidade. Fora esses, é também comum ver manipulação cósmica e magia em alto nível nas séries.

Supervisores

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Nintendo