FANDOM

Paper Mario
Paper Mario The Thousand-Year Door Render

MLPJ Artwork - Paper Mario (alt) Okey dokey!
Mario

Características Pessoais

Nome: Mario (マリオ, Mario).

Títulos: The Great Gonzales.

Idade: 24 a 25 anos.[1]

Sexo: Masculino.

Espécie: Humano. Homo nintendonus.[2]

Classificações: Herói, Encanador.

Obra: Super Mario

Altura: 1,55m.

Peso: 95 kg.

Aliados:

Inimigos:

  • Bowser.
  • Kamek.
  • Koopalings (Larry, Lemmy, Iggy, Ludwig, Roy, Morton e Wendy).
  • King Bob-omb.
  • Goomboss.
  • Dimentio

Descrição: Mario é retratado como um homem jovem, usa um boné de marca registrada, tem cabelos castanhos, bigodes pretos ou escuros e macacões de 1,55m de altura.

Mentalidade

Personalidade: Mario é conhecido por ser gentil, alegre, brincalhão, corajoso e obstinado e também é ansioso e arrogante em certas ocasiões. Oficialmente, no entanto, os produtores da Nintendo declararam que a biografia de Mario é mantida simples para tornar o personagem versátil e reutilizável em muitos jogos e situações diferentes. Possui personalidade variável e extremamente adaptável, o que permite que assuma diferentes papéis.[3]

Moral: Bondoso Neutro.

Preferência Sexual: Heterossexual.

Objetivos: Proteger o mundo.

Gostos: Aventuras, Esportes.

Inteligência: Altamente inteligente. Possui alta capacidade de resolver quebra-cabeças e enigmas (puzzles). Capaz de descobrir segredos de diversas formas. Excelente em comunicação por sinais e linguagem corporal. Tem experiência nas mais diversas áreas do conhecimento.

Atributos

Dimensionalidade: 2D. Pode alternar entre dimensões utilizando o Flip.

Status Existencial: Material.

Ataque: Multicontinental (Derrotou Shadow Queen. Uma de suas técnicas é capaz de acelerar a rotação de um planeta inteiro). Universal em Super Paper Mario (Derrotou Paper Bowser que sobreviveu à destruição de um mundo. Capaz de ferir Dimentio). Infinita com os Corações Puros (Recebeu o poder dos Corações Puros. Derrotou Conde Bleck e Super Dimentio).

Defesa: Multicontinental. Universal em Super Paper Mario (Sobreviveu à destruição de um universo). Infinita com os Corações Puros.

Velocidade: Hipersônica (Mach 630,2. Pode ultrapassar lasers e raios. Capaz de atravessar várias ilhas em poucos segundos) com reações Relativísticas (1,97%c. Pode realizar ações quando atirado pelo Bye Bye Cannon) | Infinita (Capaz de se mover em um contínuo espaço-tempo destruído. Recebeu o poder dos Corações Puros. Derrotou Conde Bleck e Super Dimentio)

Força: No mínimo GN (Escalado a Mario. É apontado para ser o próprio Mario)

Vigor: Muito alto

Alcance: Desconhecido.

Inteligência: Extremamente inteligente. Experiente em combate. Excelente em linguagem corporal, percepção e comunicação com sinais. Experiente em investigação e arqueologia. Deve ser comparável ao Mario.

Fraquezas Físicas: Nenhuma notável.

Fraquezas Psicológicas: Nenhuma notável.

Poderes

Características Físicas Sobre-Humanas, Técnicas de Pulo, Versatilidade, Reflexos Aprimorados, Estratégia e Investigação, Técnicas de Treinamento e Combate, Imobilização, Maestria com Armas (Martelos, Adesivos, Ferramentas Mecânicas, Tesouras, Grampeadores e todo tipo de arma branca), Ground Pound, Linguagem Corporal (Avançada), Projéteis, Transmorfismo, Obtenção de Informações (Tattle), Habilidades de Papel, Manipulação de Dimensões Geométricas, Replicação, Clonagem (Clone Jump), Reflexão de Ataques (Tail), Manipulação de Explosões (Boomer), Danmaku (Barry), Levitação (Carrie), Voo, Golpe Fatal, Toque Mortal, Negação de Durabilidade (Purity Heart, Star Power), Negação de Poderes (Star Beam), Invocação (Animais, Castelos, Objetos, Lugares, Raios, Tornados, Castelos), Manipulação da Alma, Manipulação Animal, Ressurreição (Limitada), Manipulação Elementar (Pirocinese, Criocinese, Hidrocinese, Eletrocinese, Geocinese e Atmocinese), Manipulação Emocional (ao invocar a Birdo), Manipulação de Nuvens, Manipulação de Metais, Possessão, Parar o Tempo, Remoção de Campo de Batalha, Banimento (Flip, Battle Cards, Crystal Stars), Selamento (Crystal Stars), Campos de Força, Manipulação de Terremotos (Earth Tremor, Hammer Smash), Manipulação da Temperatura, Manipulação do Clima, Manipulação do Som (Trumpet, Piccolo), Criação de Portais, Teletransporte (Individual e Coletivo), Indução de Efeito de Status (Aumento, Redução, Drenagem, Paralisia, Envenenamento, Indução de Tontura, Redução de Durabilidade, Confundir, Cegar, Ensurdecer, Esmagar), Mimetismo Elétrico, Pulverização (Hair Dryer), Cura (Revitalização), Indução de Sono (Sleepy Shep, Baahammer, Car Battery, Luxurious Bed), Transmutação, Sucção (Vacuum, Plunger), Absorção, Manipulação de Tamanho (Mega Star, Dottie, Magnifying Glass), Magia, Imortalidade (Tipo 6), Intangibilidade (Tipos 1 via Boo Mushroom, Repel Gel e Vanish Cap. 8 via Slim, Flip ou Paperize), Invisibilidade, Manipulação da Luz (Kersti), Camuflagem, Manipulação de Papel, Manipulação de Tinta, Manipulação Corporal, Invulnerabilidade, Invencibilidade, Manipulação da Probabilidade (Close Call, Lucky Day, Pretty Lucky), Toon Force, Quebra da 4ª Parede (Pode realizar ações que afetam algo além da história, tais como derrubar partes do cenário ou até mesmo cortar a tela do jogo com uma tesoura), Imunidade Paradoxal, Atemporalidade, Criação, Manipulação do Espaço-Tempo, Manipulação da Realidade, Poder de Autor (Via Paperize), Resistência (A Envenenamento, Petrificação, Eletricidade, Nulidade, Vácuo, Temperatura, Tontura, Indução de Sono e Manipulação de Tamanho, Gravidade, Elementar, Magia, Medo, Sono, Ataques Fatais e Efeito de Status), pode Neutralizar a Nulidade, pode quebrar Campos de Força, Adaptação Sub-Aquática, pode ver coisas invisíveis (Tattle). É usuário dos poderes fornecidos pelos Corações Puros.

Técnicas Notáveis

Pulos: A mais clássica e conhecida de suas técnicas, na qual ele é reconhecido como especialista.Pode usar essa técnica também para escapar de obstáculos e percorrer o caminho. Alguns jogos trazem variações dessa técnica.

  • Stomp: Mario toma impulso e salta sobre o inimigo, esmagando-o e/ou causando danos.
  • Wall Kick: O movimento é ativado saltando em uma saltando novamente ao colidir com a parede. Se feito em passagens estreitas, o personagem podem pular entre as paredes para subir em uma plataforma superior ou sobre um obstáculo.
  • Backflip: Um mortal para trás que permite que Mario atinja rapidamente plataformas mais altas. Requerem movimento para executá-los, então eles não podem ser feitos em pequenas plataformas com facilidade.
  • Somersault: Um pulo que pode ser realizado quando estiver em movimento, para retornar ou ser usado como forma de esquiva. Sua altura é muito maior que pulos regulares, e pode facilmente desviar de ataques rápidos.
  • Long Jump: Mario agacha enquanto está em movimento e salta, pulando uma longa distância horizontal em alta velocidade.
  • Ground Pound: Quando usado, o personagem bate a extremidade traseira no chão, o que pode causar muitos resultados, entre eles, esmagar o que está abaixo.

Habilidades de Papel: Mario encontra quatro baús de tesouro pretos, que dão a Mario habilidades especiais para usar no mundo extra. Todas elas se baseiam no elemento Papel dos gráficos do jogo. São diversas habilidades que permitem moldar o seu formato para vários fins.

  • Modo Plano: Com a primeira habilidade, Mario é capaz de dobrar-se para um avião de papel em determinados pontos, permitindo-lhe sobrevoar grandes lacunas.
  • Modo Papel: A segunda habilidade permite que ele se vire de lado, fazendo-o tão fino como papel, de modo que ele pode passar por passagens muito estreitas.
  • Modo Tubo: Com a terceira habilidade, Mario pode se enrolar, permitindo que ele role através de passagens baixas.
  • Modo Bote: Com a quarta habilidade, ele pode dobrar-se para um navio de papel em certas docas, permitindo que ele se mova sobre a água.

Flip (寸法間のフリップ): Uma técnica que permite que ele escolha em que dimensão espacial estar, Mario passa de 2D para 3D, com o ponto de vista girando 90° no sentido horário na horizontal. Pode ser considerada uma extensão de Manipulação Dimensional ou Manipulação Espacial. Permite também que ele faça isso com seus oponentes.

Paperize (ペーパーサイズ): Uma habilidade que permite que o usuário altere a estrutura do mundo. É uma referência ao fato de que série se passa em livros no enredo. Quando utilizada, o usuário sai do "livro" e pode alterar o que está nas "páginas" desse livro, podendo adicionar, retirar e substituir os elementos presentes nele. Quando essa habilidade é usada, o tempo para.

Tattle: Usado em batalha, informa sobre o inimigo selecionado, listando seu nome, HP, poder de ataque, defesa, poder mágico, fraquezas, formas de se derrotar. Também pode ser usado em campo ou em qualquer local, dando informações gerais a respeito da natureza de indivíduos e objetos.

Equipamentos

Armas

  • Martelo
  • Super Martelo
  • Ultra Martelo
  • Cudge
  • Martelo de Tinta
  • Martelo Trio Attack
  • Martelo: Um enorme martelo que pode ocasionar terremotos. Ao ser usado, serve como arma para atacar praticamente qualquer inimigo. Há várias variantes desse equipamento, tais como Super Martelo, Ultra Martelo, Marretas e outros. Funciona em todos os inimigos e é sempre um dano empilhado, provando-se útil contra o fogo, espinhos e inimigos de alta defesa.
  • Luvas: São acessórios variados que podem aumentar exponencialmente a potência dos socos de Mario e sua força. Dependendo delas, podem aumentar também o tamanho das mãos de Mario quando ataca.
  • Botas: Esses itens aumentam a potência dos pés de Mario, tornando-o mais rápido e seus pulos mais altos. Seu ataque aumenta significativamente.
  • Cascos: São cascos de várias espécies de tartarugas, como Koopas e Troopas. Ao usá-los, Mario atira um casco em seu alvo, ferindo-o e destruindo-o.

Powerups

  • Power Baloon: Temporariamente transforma Mario em Baloon Mario, dando a ele forma de um balão de Hélio, fazendo-o flutuar.
  • Invincibility Stars: Super Star e Rainbow Star tornam o usuário temporariamente invencível e invulnerável a todos os danos, podendo derrotar qualquer coisa apenas tocando-a e carregar pontos. A maioria dos projéteis ou inimigos que entram em contato com o usuário da Estrela enquanto é ativada são destruídos, danificados ou derrubados da tela. A Estrela também aumenta a velocidade do usuário consideravelmente.
  • Flores
    • Flor de Fogo: Com ela, o usuário pode manipular o fogo, permitindo que ele desfira esferas de fogo, com temperatura suficientemente alta para destruir metais instantaneamente.
    • Flor de Gelo: É semelhante à Flor de Fogo. Quando obtida, ele se torna Ice Mario e pode jogar bolas de gelo de suas mãos que podem congelar muitos inimigos de imediato.
    • Speed Flower: Uma flor que, ao ser obtida, aumenta consideravelmente a velocidade de Mario, e reduzindo a velocidade do próprio tempo. Imagens residuais são deixadas para trás.
    • Slow Flower: Torna tudo mais lento, incluindo a passagem de metros, a contagem de tempo de técnicas e powerups e os inimigos.

Emblemas
Devido a um número excessivo de emblemas, eles não serão listados para evitar a poluição visual da página. Para ver uma lista completa, consulte a Super Mario Wiki: The Mario Encyclopedia.

Battle Cards:

  • Fire Extinguisher: Expira uma torrente de CO2 que pode apagar qualquer chama.
  • Fan: As lâminas dentro giram em alta velocidade para expelir inimigos para longe. Possui força suficiente para girar um planeta inteiro.
  • Plunger: Esse desentupidor suga os inimigos.
  • Cat-o-Luck: Quando invocado, esse gato esmaga os inimigos várias vezes pulando em cima deles.
  • Piggy Bank: Um cofre que se quebra e atira moedas nos oponentes.
  • Bone: Um osso que invoca um Chain Chomp, que atropela os rivais.
  • Bottle Opener: Ao usar o abridor de latas e garrafas, o inimigo é transformado numa garrafa de bebida, em seguida, explodido.
  • Balloons: Faz o inimigo voar e nunca mais voltar.
  • Teapot: Induz ao sono.
  • Instant Camera: Invoca uma câmera que tira uma foto do Mario. Essa foto o protege durante um turno.
  • Battery: Invoca uma bateria que desfere um raio e eletriza o oponente.
  • Washing Machine: Enrola a realidade numa folha de papel, e lava ela juntamente com os inimigos numa máquina de lavar.
  • Lightbulb: Emite uma quantidade muito grande de luz. Cega os inimigos.
  • Hair Dryer: Desfere uma quantidade de calor tão grande que pulveriza o inimigo.
  • Disco Ball: Põe os inimigos para dançar.

Pixl

SPM Tippi

SPM Thoreau

BoomerPixl

Slim

Thudley

Carrie

472px-Fleep

587px-Cudge

624px-Dottie

445px-Barry

800px-SPM Dashell

767px-Piccolo

402px-SPM Tiptron

Pixls (フェアリン, Fearin) são uma espécie aliada de Mario. Aparecem em Super Paper Mario, onde servem de substituto para o sistema de parceiro dos anteriores títulos de Paper Mario. Em Super Paper Mario, os Pixls ajudam Mario, Peach, Bowser e Luigi, dando-lhes movimentos especiais, como pegar itens ou inimigos e jogá-los, servir como explosivos, ou mesmo atuar como uma plataforma flutuante para Mario e os outros para montar sobre. Os Pixls jogáveis são Tippi, Thoreau, Boomer, Slim, Thudley, Carrie, Fleep, Cudge, Dottie, Barry, Dashell e Piccolo, bem como o robô Pixl, Tiptron.

Feitos e Capacidades

  • Com sinais e linguagem corporal, é capaz de se comunicar com qualquer pessoa ou ser vivo consciente.

Galeria

Referências

  1. OLIVEIRA, Miguel. O Vício. Shigeru Miyamoto revela a idade de Mario. 1 de outubro de 2016. Disponível em: http://ovicio.com.br/shigeru-miyamoto-revela-idade-de-mario/
  2. BONAMIN, Kadu. Reino do Cogumelo. Conheça os nomes científicos oficiais de Mario e Yoshi, segundo antigo guia de personagens da Nintendo. Quarta-feira, 6 de agosto de 2014. Disponível em: http://www.reinodocogumelo.com/2014/08/conheca-os-nomes-cientificos-oficiais.html
  3. CORRIEA, Alexa Ray. Polygon. Miyamoto: the Mario cast is 'a troupe of actors,' and Bowser's kids are adopted. Sep 25, 2012, 6:15pm. Disponível em: http://www.polygon.com/gaming/2012/9/25/3407672/miyamoto-the-mario-cast-is-a-troupe-of-actors-and-bowsers-kids-are