FANDOM

Giph151y

Goku espalhando o ki (chi) pelo seu corpo

Descrição

Manipulação de Chi (também conhecida como Manipulação de Ki) é a manipulação de um curso de energia natural dentro do corpo conhecido como Chi, Qi, Ki, Youki e muitos outros nomes. Essa habilidade aparece com mais frequência na mídia oriental, onde o conceito de Chi foi derivado primeiro e é tipicamente associado às artes marciais.

Possíveis Aplicações

  • Reforço Corporal: Os Manipuladores de Chi são capazes de realizar incríveis feitos sobre-humanos de força, velocidade, resistência e durabilidade, infundindo seus corpos com quantidades densas de Chi, mas o grau dessa habilidade varia de usuário para usuário e mídia para mídia.
  • Emissão de Chi: Os Manipuladores de Chi são frequentemente capazes de emitir o Chi de seus corpos para vários efeitos, mais freqüentemente na forma de um Ataque Energético ou de uma Aura. Dependendo do trabalho, a emissão de Chi pode ser muito mais flexível, permitindo aos usuários realizar proezas de Manipulação Elementar, Magia, criando construções para usar como armas e outras habilidades.
  • Chi Sensing: Chi Manipulators também são conhecidos por serem capazes de detectar outros seres com Chi (que geralmente significa qualquer ser vivo) e podem detectá-los através de longas distâncias sem o uso dos cinco sentidos normais, permitindo aos usuários rastrear inimigos com maior facilidade e facilidade. ter uma consciência aprimorada de seus arredores. Além disso, os cinco sentidos naturais também podem ser melhorados pela inundação da porção correspondente do corpo com o Chi.
  • Chi Masking: Além disso, alguns trabalhos têm Manipuladores de Chi que são capazes de suprimir o Chi que naturalmente flui de seus corpos para se tornarem virtualmente invisíveis às técnicas de Chi Sensing.
  • Chi escuro: Em alguns meios de comunicação, pode haver uma forma de energia que atua como uma antítese ao chi. Estar exposto ao Chi Escuro pode corromper a mente de alguém e / ou conceder-lhe grande poder.
  • Movimento: A capacidade de voar, correr ou ficar em pé sobre a água ou outros meios que normalmente não suportariam seu peso, executar acrobacias que desafiam a gravidade, pular instantaneamente para outro local, criar imagens residuais ou outros movimentos aprimorados é comum entre os Manipuladores Chi.

Alguns Usuários

Muitos Personagens de Dragon Ball

Muitos Personagens de Hunter x Hunter

Muitos Personagens de Naruto

Muitos Personagens de Street Fighter

Satsuki Kiryūin (Kill la Kill)

Possíveis Limitações

  • O Chi está freqüentemente em suprimento finito, portanto, usar o Chi extensivamente acabará levando a uma falta que pode anular seus efeitos e torná-lo impossível de ser utilizado. Além disso, o uso excessivo pode muitas vezes resultar em inconsciência ou morte.
  • O chi pode exigir uma certa concentração e treinamento para usar.
  • Caças experientes podem usar técnicas de bloqueio de Chi para limitar ou remover a capacidade de usar o Chi.
  • Para aqueles que conseguem sentir o Chi, geralmente é mais fácil sentir aqueles que têm maiores quantidades. Assim, tornar-se um manipulador de Chi mais poderoso também pode torná-lo maior e mais fácil de encontrar o alvo.