FANDOM

Haki Infobox

Descrição

Haki é um poder exclusivo do universo de One Piece em que todos os seres vivos dentro do verso têm o potencial para serem liberados através de um trauma intenso ou treinamento. Muitos passam por suas vidas sem perceber ou destravar Haki, mas aqueles que alcançam várias habilidades, incluindo: a capacidade de sentir a presença de outros seres vivos, aumentar a densidade do corpo ou dominar a força de vontade dos outros. Existem dois poderes universais de Haki que estão disponíveis para cada pessoa, o Kenbunshoku e Busoshoku. E existe um raro terceiro poder de haki que apenas poucos têm acesso o Haoshoku.

Kenbunshoku Haki

(Haki da Observação, Cor da observação ou Mantra): Os usuários desse poder têm a capacidade de sentir a presença de outros a longas distâncias, ouvir vozes, e têm a capacidade de sentir e ter empatia pelas emoções, intenções e personalidadede um alvo focalizado. Com mais foco, os usuários podem ver brevemente no futuro. No entanto, um usuário de Kenbunshoku Haki pode deixar de utilizar esse poder de forma eficaz se perder a compostura, ficar furioso ou desfocado. Kenbunshoku é capaz de evoluir constantemente em meio ao combate, permitindo que os usuários enxerguem mais longe no futuro quando ultrapassados seus limites. Existem claramente diferentes níveis para este uso de Haki:

Aplicação Básica: Os usuários têm controle esporádico sobre suas habilidades, mas os usuários dessa forma básica dessa habilidade permitem que eles vejam a "aura" de seus quilômetros inimigos de distância e vejam uma premonição repentina, ainda que pouco clara, do futuro. (Ex: Usopp, Coby Pré-TS).

Aplicação Adepta: Os usuários podem ver premonições muito repentinas do futuro, frequentemente futuros onde os usuários seriam gravemente feridos ou infligidos com um golpe fatal e teriam uma visão de alguns quilômetros. (Ex: Roronoa Zoro).

Aplicação Proeficiente: Os usuários podem ver passivamente alguns segundos no futuro, podendo ter uma escala de visão de até dez quilômetros, ou essas duas habilidades. (Ex: Monkey D. LuffyDonquixote DoflamingoVinsmoke Sanji).

Aplicação Avançada: Os usuários podem ver passivamente vários segundos no futuro, podendo ter uma escala de visão de dezenas a centenas de quilômetros, ou ambas as habilidades. (Ex: FujitoraCharlotte Katakuri). 
  • Usopp vendo as auras da presença de seus alvos ao despertar seu kenbunshoku
  • Luffy prevendo e desviando de disparos via haki
  • Katakuri vendo alguns segundos no futuro

Busoshoku Haki

(Haki do Armamento ou Cor do Armamento): Usuários deste poder são capazes de aplicar passivamente armaduras invisíveis em torno de seus corpos, aumentando suas defesas naturais em algum grau e até gerar ondas de choque. Com prática suficiente, os usuários podem usar "Busoshoku: Koka" ou o mais poderoso "Busou: Bougyou", que endurece seu corpo, aumentando tanto o ataque físico quanto a defesa. Os usuários podem endurecer suas armas ou roupas. Os usuários podem aplicar essa habilidade sem problemas, mas o uso excessivo, como revestir a maior parte ou todo o corpo com longos períodos de tempo, drena a resistência muito mais rapidamente. Usuários de Busoshoku Haki também são capazes de forçar pessoas com Intangibilidade Elemental a tomar forma, permitindo que eles prejudiquem seus "corpos verdadeiros". 
  • Luffy reforçando seu braço com Haki para aumentar sua defesa
  • Rayleigh utilizando Busoshoku em sua perna para atingir o corpo intangível de Kizaru
  • Vergo reforçando todo seu corpo para aumentar tanto defesa quanto ataque
  • Rayleigh gerando ondas de choque via Haki

Haoshoku Haki

(Haki do Rei, Haki do Conquistador ou Cor do Conquistador): Os usuários deste poder são capazes de projetar sua vontade para fora como uma aura para influenciar os oponentes com base em seu nível de força de vontade. Aqueles com força de vontade e inteligência incrivelmente baixas, como feras selvagens, podem ser domados pelo usuário ou ficarem aterrorizados demais para lutar, enquanto oponentes humanos de vontade fraca podem ser processados em um estado de convulsão ou severamente enfraquecidos a ponto de eles mal estão mantendo a consciência, sofrendo ataques mentais. Entretanto, oponentes com força de vontade até mesmo comparável remotamente ao usuário são mais ou menos imunes aos efeitos mentais. Quando dois usuários desse haki chocam golpes a aura aparentemente cria uma presença física, pois pode emitir ondas de choque e enviar explosões que podem abalar o terreno ou enviar oponentes próximos voando para longe. É provável que haja mais nesse poder, como mostrado quando personagens como Gol D. Roger e Monkey D. Luffy ouviram a voz de Zunisha e os Reis dos Mares, mas há pouco mais que explicações vagas para esse poder de Haki. 
  • Shanks desmaiando membros da tripulação de Barba Branca com seu Haoshoku Haki
  • Homens caindo diante a presença de Doflamingo
  • Choque de Reis entre Luffy e Chinjao
  • Luffy domando uma fera com seu Haoshoku