FANDOM

CMB Timeline300 no WMAP

Introdução

Na cosmologia, Big Bang é o nome dado ao estado de início e expansão do universo. Nesse estado, o universo estava originalmente muito quente, contido e denso em um ponto pequeno em algum momento finito no passado. Essa teoria vem da teoria do átomo primordial, proposta por Georges Lemaître.

Feitos e Tipos de Big Bang

9

Feitos de Big Bang são bem comuns na ficção e são muito questionados. Alguns fazem diversas afirmações que contrariam uma à outra. Mas qual seria a ideia correta?

Apesar do Big Bang real ser só um, existem múltiplas explicações de como ele pode ter ocorrido. Desse modo as obras ficcionais utilizam de diversas teorias para explicar a criação de seu universo, as vezes de uma forma sobrenatural e outras vezes de um modo mais natural. Aqui será analisado os mais comuns modos de como o Big Bang é retratado na ficção e a que nível estaria um personagem que pode replicar tal Big Bang.[nota 1]

Explosão Espaço-temporal

Essa tipo de Big Bang parte da ideia de que o evento é uma explosão/expansão espaço-temporal. Por ser algo a tipo minimamente quadridimensional é impossível calcular um valor para ele através de nossos padrões. No entanto é comum na ficção este tipo de feito ameaçar a existência do universo. Então Big Bangs tratados como eventos quadridimensionais serão considerados como tendo uma Energia Destrutiva Universal com um Estado Dimensional de 4 Cordas. Dependendo do tipo de universo pode ser considerado também um nível dimensional maior, mas isso deve ser analisado apenas caso seja algo explícito na obra em análise.

Criação da Massa do Universo

A primeira coisa do básico de um Big Bang é a ideia que ele criou tudo no universo. Apesar de ser cientificamente incorreto, certas obras colocam que realmente o Big Bang é a criação da matéria do universo. Esse tipo é bem fácil de se estipular, nesse caso ele apenas estaria criando a massa-energia do Universo que é calculada ser 4e+69 Joules o que é Multi-Galáxia. Outros fatores também podem influenciar esse valor, mas eles serão explicados de forma melhor mais para frente.

Expansão de Matéria 1: Assumindo Padrões

A ideia mais comum de um Big Bang é que existia uma quantidade absurda de matéria comprimida a um nível gigantesco que de uma hora para outra se expandiu junto do espaço-tempo a uma velocidade tremenda com tudo ocorrendo através de medidas de plank.

Podemos calcular muitas coisas através disso, uma replicação do Big Bang não precisa ter todos os fatores exatamente iguais ao original, mas deve ao menor replicar as principais características de um Big Bang que são:

  • Altas temperaturas, por padrão a Temperatura de Plank, equivalente a 1,4e+32K. Ao mesmo tempo com base nisso pode-se concluir que a densidade energética de um Big Bang deva ter aproximadamente 4,6e+113 Joules por m3.
  • Grande Quantidade de Massa reunida, a Densidade de Plank deve conter 5,1e+96 quilogramas por metro cúbico.
  • Alta velocidade de expansão. De acordo com isso o Big Bang cresceu do tamanho de um próton para o de uma toranja em um período de aproximadamente 1e-35 segundos dando ao Big Bang uma velocidade de 1e+34 metros por segundo ou até 3,3e+25 vezes a velocidade da luz.

Expansão de Matéria 2: Padrão de Alta Temperatura

Basicamente no Big Bang deve existir 4,6e+113 Joules em cada metro cúbico no lugar. Considerando que Big Bangs normalmente são esféricos e sabendo que a formula do volume de uma esfera é $ \frac{4 \times \pi \times r^3}{3} $, podemos assumir que a equação da energia que o seu Big Bang vai ter para $ E = 2e+114 \times r^3 $.

Para um Big Bang de um metro já temos uma energia que pode entrar na como multiversal, mas como o Big Bang original tinha um raio de menos de 0,8e-15 metros então ele teria uma energia de aproximadamente 1e+69 Joules. Sendo assim, por padrão feitos de Big Bang podem entrar na hierarquia Multi Galáxia para padrões originais valores Multiversais para a maioria das replicações.[nota 2]

Notas de rodapé

  1. Esse artigo não considera:
    • Influências de outros tipos de matéria além da convencional. (como matéria e energia escura).
    • Ideias de que o Big Bang tem energia original de criação igual a 0 (exemplos como esse devem ser trabalhados como um HAX específico).
    • Eventos antes do Big Bang ou quando "a física não era aplicada". Aqui o Big Bang será trabalhado de forma simples o bastante para abranger como ele é replicado na maioria das obras ficcionais.f
  2. Nota-se que a energia para essa temperatura do Big Bang bate com a massa-energia do universo e deve-se manter proporcional em relação a densidade de matéria. Por isso não haverá um tópico trabalhando a Massa do Big Bang. Também não será trabalhado velocidade do Big Bang visto que é bastante raro Big Bang's replicados demonstrarem a velocidade demonstrada. Sendo assim a única base padrão para replicações de Big Bang deve ser a temperatura mencionada.